Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão
- Construção de painel : “Como eu me percebo”
- Utilização do laboratório de informática.
- Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
- Observação do quadro Tarsila do Amaral
ATIVIDADE 1
Trabalhar um pequeno texto: "Formação do povo Brasileiro" do livro Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."
ATIVIDADE 2
Observação do quadro de Tarsila do Amaral
Identificar a relação que a artisscienciata faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3
Levar os alunos ao laboratório de informática para uma pesquisa sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano e transformá-lo em um outro gênero ( História em quadrinhos).
ATIVIDADE 4
Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.
ATIVIDADE 5Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.
Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual
Nenhum comentário:
Postar um comentário