quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Formação do povo Brasileiro

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão
  • Construção de painel : “Como eu me percebo”
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Atividades em pequenos grupos em sala de aula.           
  •  Observação do quadro Tarsila do Amaral


ATIVIDADE 1
 Trabalhar um pequeno texto:  "Formação do povo Brasileiro"  do livro  Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."
ATIVIDADE 2
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/988/imagens/tarsila_do_amaral.jpg
Observação do quadro de Tarsila do Amaral
Identificar a relação que a artisscienciata faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3
Levar os alunos  ao laboratório de informática para uma pesquisa  sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano  e transformá-lo  em um outro gênero ( História em quadrinhos).
ATIVIDADE 4
Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.
ATIVIDADE 5
Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.

Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual

Nenhum comentário:

Postar um comentário