terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hipertexto



Entendo que o hipertexto nos traz várias informações ao mesmo tempo, em um mundo globalizado em que todos tem acesso a tudo em momento real isto é positivo, porem temos que ter o cuidado para que estas informações tornem-se conhecimento. Digo isto, pois em um hipertexto é muito fácil desviar-se do foco em questão, pois ao mesmo tempo em que estamos trabalhando em determinado assunto nossa atenção desvia para outro completamente diferente.
Penso que informação não é conhecimento, pois podemos ter várias informações ao mesmo tempo e não nos interessarmos por nenhuma o que vai gerar o “não conhecimento”. Por outro lado o hipertexto nos leva a lugares de nosso interesse onde vamos além do que nos é pedido e geramos o auto conhecimento.
Izabela


Eterno Aprendiz

 


Como aprendiz me vejo cada vez mais com desejo de aprender, não tenho medo de errar, vejo o erro como aprendizagem, as situações inovadoras me desafiam a aprender sempre, pois ser professor nos dias atuais exige dedicação.
Penso que o que aprendemos de maneira tradicional serve para aperfeiçoar conhecimentos atuais, e direcionar as informações obtidas de maneira rápida e sem “filtros” para verdadeiros conhecimentos.
A escola ainda está presa a métodos antigos, a maneiras de ensinar que pouco atraem os alunos o que ocasiona a indisciplina. Muitos professores por falta de estímulos acomodam-se em seu método de ensino e não procuram inovar em nada, muito menos em tecnologias.
Quem sai prejudicado com esta falta de estimulo é sem duvida as crianças, que ficam desestimuladas para a aprendizagem.
                                                                                             Izabela


A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência das informações. Podendo, portanto, ser denominada Sociedade da Tecnologia, Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Aprendizagem.
Mediante essa realidade, surge a necessidade de um novo perfil de profissional e de cidadão que coloque para a escola novos desafios. Desafios esses que, por sua vez, provoquem transformações nas maneiras de pensar e de nos relacionar com as pessoas, objetos e com o mundo ao redor.
Mais do que nunca, é necessário aprender a converter informações e conhecimento. E é aí, que entra o papel do educador.
A escola exerce, pois, um poder muito grande sobre o processo de aprendizagem de cada educando. Esse poder que ela possui pode ou não prepará-lo para viver na sociedade atual. Se ela não se questionar acerca das mudanças necessárias no seu currículo, bem como quanto ao uso adequado das tecnologias no planejamento pedagógico, com certeza, continuará reproduzindo uma educação que já não cabe mais nos parâmetros atuais. Tudo muda rapidamente. A escola também precisa mudar o seu processo de ensino e aprendizagem.
O desafio da escola, hoje, é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

Mani e Nirvana

Quem sou como educador

 

Penso que a escola ainda é responsável pela formação da criança, pois é nela que a mesma busca apoio, busca aprendizagem, busca em fim um lugar em que ela possa satisfazer seus desejos e eliminar suas frustrações.
É por este motivo que a escola sofre tanto com a falta de disciplina, pois antigamente os alunos traziam a disciplina de casa, hoje a família transferiu mais esta responsabilidade para a escola. A escola por sua vez praticamente “parou no tempo”, ainda existem escolas que trabalham de maneira tradicional, com alunos que vivem completamente em um mundo moderno, avançado, com valores diferentes.
A escola nos apresenta novos desafios a cada dia, temos que nos adaptar, compreender nosso verdadeiro papel como educador e colocar nossa vocação à prova a todo o momento. Como educadora tento buscar a todo o momento novas inovações, novas atividades para atrair meus alunos para uma aprendizagem de qualidade.

                                                                      Izabela

Ensino a distancia

Acredito sim que é importante mantermos horas diarias de estudo, e este estudo deve ser prazeroso, pois aprendemos somente aquilo que nos dispomos a aprender.
Penso que o estudo a distáncia é a ferramenta do "presente" pois estamos vivendo em um mundo em que tudo acontece muito rápido, e os rítmos são diferentes e acredito que o ensino a distancia adapta-se bem ao ritmo de cada um. 


                                                                                           Izabela






Esses questionamentos são de extrema importância antes de iniciar um bom trabalho de estudos. Atualmente com a evolução dos meios tecnológicos e sua interação com a educação, é necessário estarmos focados em nossos objetivos, para podermos utilizar as facilidades que o estudo a distância nos traz. Sabendo aproveitá-los com compromisso e responsabilidade. São tendências da atualidade para pessoas cada vez mais focadas em seu progresso profissional.

                                                                   Patricia da Silva Barros

A internet na educação


Como educar nos dias de hoje sem o auxilio da internet? Quase impossível, precisamos da internet para nos atualizarmos, para planejarmos e principalmente para acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos, que tem acesso a informação rápida mas não tem maturidade o suficiente para filtrar estas informações e transformá-las em conhecimento.
A educação deve acompanhar todas estas transformações, pois somos a base na vida dos estudantes, temos que acompanhar e nos atualizar o tempo todo. Neste sentido a internet só veio a contribuir pois nos obriga a nos mantermos atualizados.
Em pleno século XXI percebemos que esta ferramenta ainda não está disponível a todos, o que coloca nossos alunos em diferentes níveis de ensino. Enquanto isso o professor tem a tarefa de conciliar tudo o que passa em sua volta e construir conhecimentos com os alunos.


                                                                                             Izabela

Quem orientará os caminhos do educando é o professor, ele deve estar apto a usar a tecnologia mostrando ao aluno o que é interessante para aquele conteúdo que o aluno irá produzir. Mas deve ficar claro que qualquer assunto é infomação que poderá ser usada em outro momento, em outra aula. Tudo é conhecimento.



                                                               Naura Cristina Rauber