terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eterno Aprendiz

 


Como aprendiz me vejo cada vez mais com desejo de aprender, não tenho medo de errar, vejo o erro como aprendizagem, as situações inovadoras me desafiam a aprender sempre, pois ser professor nos dias atuais exige dedicação.
Penso que o que aprendemos de maneira tradicional serve para aperfeiçoar conhecimentos atuais, e direcionar as informações obtidas de maneira rápida e sem “filtros” para verdadeiros conhecimentos.
A escola ainda está presa a métodos antigos, a maneiras de ensinar que pouco atraem os alunos o que ocasiona a indisciplina. Muitos professores por falta de estímulos acomodam-se em seu método de ensino e não procuram inovar em nada, muito menos em tecnologias.
Quem sai prejudicado com esta falta de estimulo é sem duvida as crianças, que ficam desestimuladas para a aprendizagem.
                                                                                             Izabela


A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência das informações. Podendo, portanto, ser denominada Sociedade da Tecnologia, Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Aprendizagem.
Mediante essa realidade, surge a necessidade de um novo perfil de profissional e de cidadão que coloque para a escola novos desafios. Desafios esses que, por sua vez, provoquem transformações nas maneiras de pensar e de nos relacionar com as pessoas, objetos e com o mundo ao redor.
Mais do que nunca, é necessário aprender a converter informações e conhecimento. E é aí, que entra o papel do educador.
A escola exerce, pois, um poder muito grande sobre o processo de aprendizagem de cada educando. Esse poder que ela possui pode ou não prepará-lo para viver na sociedade atual. Se ela não se questionar acerca das mudanças necessárias no seu currículo, bem como quanto ao uso adequado das tecnologias no planejamento pedagógico, com certeza, continuará reproduzindo uma educação que já não cabe mais nos parâmetros atuais. Tudo muda rapidamente. A escola também precisa mudar o seu processo de ensino e aprendizagem.
O desafio da escola, hoje, é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

Mani e Nirvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário